A experiência e o modelo de negócios cooperativista da Cooperi apresentam diversos diferenciais competitivos perante o mercado:
Seguindo a filosofia do cooperativismo, a Cooperi não adota estruturas hierárquicas tradicionais. Estruturas essas que há tempos vêm sendo apontadas como gargalos de produtividade. Hoje, empresas de ponta lentamente promovem a redução e a flexibilização da hierarquia como estratégias de redução de burocracia e aumento de produtividade. A Cooperi já nasceu adotando esse conceito.
Um dos principais fatores que garante a longevidade e solidez das parcerias da Cooperi com seus clientes é a autonomia dada a seus profissionais para buscar, de maneira continuada, soluções para os desafios diários que os clientes enfrentam, sempre se adaptando à cultura organizacional do negócio. Relacionamentos pontuais e excessivamente institucionalizados quase sempre resultam em soluções subótimas e inadequadas.
  Por não visar lucro para a organização, a Cooperi mantém o foco na qualidade de seus profissionais e na relação construtiva com seus clientes. O ambiente profissional é naturalmente colaborativo pois todos são donos da organização em que trabalham. Esse é um dos fatores que mantém a produtividade e a satisfação dos profissionais.A história começa com quatro estudantes universitários, com uma ideia na cabeça, nenhum aporte financeiro, mas muita vontade de trabalhar e se arriscar.
Quase a totalidade da receita da Cooperi é destinada ao cooperado que realiza seu trabalho. Por esse motivo a remuneração de nossos profissionais é superior à média de mercado sem comprometer os custos para o cliente.. Ao contrário da realidade que outras empresas de tecnologia enfrentam, a Cooperi quase nunca enfrenta dificuldades em encontrar mão-de-obra qualificada no mercado.